sábado, 16 de janeiro de 2010

EZEQUIEL


I PORQUE EU CREIO QUE AQUELE LÁ DE CIMA NUNCA DORME, DORME?

O moço não me dá nada, eu sei, todo dia passando por aqui essa hora da noite, sozinho, mas já que o moço sentou, vou lhe contar tudo direitinho, meu nome é Ezequiel Henrique Ferreira, filho de Homilde Henrique Ferreira e Jonatas Lima Henrique Ferreira, muito prazer, venho de longe, de muito longe, iiixxxiiii, quando aqui cheguei não tinha a pele suja assim não e nem esse feridão na perna e no peito, me perguntaram logo o que eu sabia fazer, então eu disse, “sei cozinhar e muito bem”, ele olhou assim meio desconfiado e disse, então fale cinco prato internacional pra nós ouvir, aí eu falei, “EU QUERIA UMA LAGOSTA TREMENDON, UM CAMARÃO CHAMPAGNE, UMA OSTRA A MOLHO PARDO, UM SIRI GREGA, UM ARROZ TRAINERA, UM CAMARÃO A PROFETA, UMA OSTRA PROVENÇAL E UM CHATEAU DU VALLIER, pro senhor tá bom?” “Meu Deus”, ele disse, “a cobra que nos mexe é perigosa, o emprego é teu.”
II
SOU PEDREIRO, COZINHEIRO INTERNACIONAL E SOU SÓ ANDADOR

Quando era pedreiro, caí de um prédio bem alto e tive derrame, mas eu tô aqui vivo, um ali me ajuda, outro me ajuda, o senhor me ajuda, o dono ali da loja me conhece bem, outro dia ele me chamou e falou assim, “vou acabar de comprovar pra vocês, só pra vocês entenderem e respeitarem, foi ele que terminou minha casa, entenderam?” Eles disseram assim,” agora nós tamo entendendo sim,” e ele disse, “Negão, Mostra pra eles os seus atos”, então eu disse, “eu sou cozinheiro internacional, sou pedreiro e andador, tenho um grauzinho de estudo sim,” e ele disse assim, “fale agora o nome de seus filho, aí eu disse, Sr. Jhonatas Henrique Ferreira, Senhorita Jennifer Francisca Ferreira, e o Sr. Wallison Henrique Ferreira”, “e onde o senhor arrumou isso?” e eu disse, “Em Porto Antônio, na Jamaica”, tá bom pro senhor?” “Meu Deus, - eles disseram - agora a gente sabe quem é a cobra”.
Já tive derrame, fiquei aleijado, minha mulher me chutou, ela era bruxa, macumbeira, matava um rindo, um ano e tal na cadeira de roda, arrastando essa perna, jogado no hospital, mortinho da silva, não tinha quem me ajudasse não... o senhor tá gravando, eu sei que o senhor tá gravando, então me diga agora, Deus é? Deus é? Hein? Se ele quiser nós aqui agora nós vai ou não vai? Se ele quiser dá vida pra nós ele dá ou não dá? Pois então ela tá pagando o que ela fez comigo, ela não era bruxa? Ela não era macumbeira? Pois agora ela tá pagando o que ela fez comigo, eu só choro pelos meus filho, tive três filho com ela, foi, o senhor Jhonatas Henrique Ferreira, a senhorita Jennifer Francisca Ferreira, o senhor Wallison Henrique Ferreira, meus três preto, ficaram tudo pra lá, em Minas, sou de Minas, a menina aí do restaurante que me dá comida de vez em quando me viu triste no chuvisco me chamou e falou pra mim, “Sr. Ezequiel, mostra só pra turma ver, que o senhor não vive só jogado na rua, caído pelas calçadas, fale só cinco prato internacional pra eles saber quem o senhor é”, aí eu disse, “Não, deixa de brincadeira,” ela ficou teimando, aí eu disse, “MAS EU QUERIA UMA LAGOSTA TREMENDON, UM CAMARÃO CHAMPAGNE, UMA OSTRA A MOLHO PARDO, UM SIRI GREGA, UM ARROZ TRAINERA, UM CAMARÃO A PROFETA, UMA OSTRA PROVENÇAL E UM CHATEAU DU VALLIER, tá bom pra senhora?” os garçon ficaram olhando e falaram assim, “A cobra que nós mexe jogada na rua é pesada, né? nós vamo te dá uma mão.” Aí começaram a me ajudar... o senhor tá gravando eu tô vendo o senhor gravar, tá nos seus olhos, eu tenho um grauzinho de estudo, quando vim pra cá pro Amazonas, vi com intenção de ir pros Estados Unidos, minha mãe morreu, meu pai morreu, minhas irmãs ficaram pra lá, aí eu disse, “eu vou embora, vou viajá, ganhar o mundo”, batendo nas porta, o moço do restaurante lá de São Paulo me chamou e disse, “seu Ezequiel, me prove só cinco pratinho e como é que chama seus filho”, então eu disse, “Eu tenho esse acima de sete que se chama Sr. Jhonatas Henrique Ferreira, a do meio que se chama Senhorita Jennifer Henrique Ferreira, e o caçula que se chama Wallison Henrique Ferreira, sou pedreiro, cozinheiro internacional e sou só andador...

III A VIDA É DURA E ELA CHUTA

Moço, a vida é dura e ela chuta, luto pra sobreviver, você tá gravando eu sei que você tá gravando, eu não sei mentir não, mentir pra um homem da minha idade é feio, tenho quarenta e cinco, o senhor tá vendo as ferida, vou colocar em cada uma delas uma moedinha que o senhor vai me dá e Deus vai te iluminar por onde você passar...
IV SE VOCÊ NÃO SOUBER GUERREAR EU TE JOGO NO BURACO
A minha ex-mulher era uma bruxa perigosa, matava um rindo, antes dela morrer fui visitar ela, “se você não souber guerrear, eu te jogo no buraco”, ela me disse no leito de morte, não vou esquecer mais não aqueles olhos de ódio me dizendo isso antes de morrer, gritei assim, “mas eu te tirei da rua, te dei casa, te dei filho, nunca deixei você passar fome não, e disse ainda, “você mexe com seus espiritismo, tem alguém maior que Deus tem? Seus espiritismo passa por cima dele também, hein? Ficou calada ali, aí eu disse, “você então junta seu espiritismo tudinho e manda”, então ela disse, “amanhã mesmo ou depois você vai pagar o que você fez comigo, paga ou não paga? Tem quantos Deus? Só um não é, pra mim é só um senhor, eu confiei nele, eu não tenho remédio, nem onde morar, vivo na rua, caí bem lá de cima de um prédio bem alto, tive derrame, andava em cima de muleta, eu andava em cima de uma cadeira de rodas, mas um dia ele me disse, “anda que eu quero ver você andando, quem foi que lhe deu essa perna?” vendo agora lixo e ando, mas antes eu fiz uma pergunta pra ele, “SENHOR!! E A MISERICORDIA? me respondeu no mesmo tom, “DO TAMANHO QUE VOCE CONFIA!”, e eu respondi, “pois eu confio no Senhor desde quando me entendo por gente,” ele aí falou, “ARRASTEJA PELO MUNDO TODO E EU ESTAREI JUNTO”, tá compreendido?, o senhor tá gravando, eu sei que o senhor tá gravando, pois então grave, eu pedi perdão, “ME PERDOA POR MISERICORDIA, PERDOA MEUS ERRO, MINHAS FALHA, PERDOA MINHA LINGUA, PERDOA MEU CÉREBRO... ele me provou, “eu já te mostrei muita coisa, mas foi você que escolheu o caminho errado...

V PORQUE O DIABO TEM MUITAS FACES

Minha ex-mulher é macumbeira e um dia eu entrei no caminho dela, vinha de São Paulo para Ribeirão Preto porque eu tinha amigos lá, saltei na rodoviária, tomei umas duas cervejas, aí vi ela sentada, olhei assim e vi aquela pretona bonita, alta, brilhosa, ali sozinha sentada, disfarcei, disfarcei, rodei pra cá rodei pra lá, aí fui sentar na mesa dela, já era de madrugada já, o vento batendo, “posso trocar duas palavrinhas com você?” ela sorriu, um sorriso lindo, porque o diabo tem muitas faces, aí pedi mais cerveja, uma, duas, três, pedi cigarros também, a gente ali conversando, aí eu disse, “sou do mundo também, quer morar comigo?” sorriu de novo e disse, “então vamo!” no ônibus, no caminho pra Minas, se escorou em mim e ficamo gostando um do outro, chegamdo lá, apresentei pras minhas irmãs, “essa é minha mulher”, todo mundo gostou dela, apoiaram, só que ela tinha um lado que não fazia a minha parte, era ciumenta e mexia com satanás, fui largando emprego, enchendo a cara, ficando fraco das idéia, os menino já crescidinho, não me lembro certo o dia, mas já desconfiava da intenção dela quando me escambixei por outra, com a faca na mão me acertou no peito um pontaço, bem aqui o senhor veja, ainda tem o buraco, depois caí bem lá de cima de um prédio, tive derrame, quase morri, ela me jurando com os olhos de fogo, “se você não souber guerrear eu te levo pro buraco”, uma guerra de dez anos, durou, mas meu Deus é mais forte, ela se foi e eu fiquei, mas assim, ó, rastejando, uma ferida na perna e no peito que não fecha nunca, procurei por ele nas igreja, SENHOR, TEM MISERICÓRDIA, ele então me respondeu, duas ou três palavras, “VOCÊ ANDAVA NUMA CADEIRA DE RODA, USAVA UM PAR DE MULETA, E ONDE É QUE ESTÃO?” Eu falei eu não sei, ele falou assim, “é a sua confiança”, “ME PERDOA POR MISERICORDIA! ME PERDOA POR MISERICORDIA! ME PERDOA POR MISERICORDIA! E tornei a gritar, “ILUMINE OS MEUS TRÊS PRETO, O SENHOR JHONATAS A SENHORITA JENNIFER O SENHOR WALLISON, É TUDO QUE TENHO, e ele então disse, “Por onde eles tiverem, eu estarei junto.”
Pronto, moço, eu acho que eu já falei até demais, vou agora cobrir minhas chaga com as moedinha que o moço vai me dá e o SENHOR vai te iluminar por onde você passar...

Para o Jonas, morador de rua
26/12/2009

3 comentários:

  1. Esse texto é du caralho...fudidão. esse teu novo livro deveria ser prefaciado pelo trumam capote.

    ResponderExcluir
  2. porque não por voce? Truman tá morto e enterrado. Voce está vivo!!

    ResponderExcluir