sábado, 2 de abril de 2011

criaturas do centro da terra

Soraia. depois que Marcolino quebrou aqueles côcos ele se foi e não voltou nunca mais. acho até que morreu. a vida é uma gaivota.
Lurdete. o que roubava?
Soraia. era. ficava que nem gato com pescoço espichado na estação da Matriz e quando o ônibus parava ele pulava e pegava. que nem gato mesmo. que nem aquele lá, espia! ui! me prometeu um cordão e que eu ia morar com ele. morar não fui não, mas um cordão puríssimo ele me trouxe ao meio dia de um domingo desses e ainda quebrou uns côcos. depois disse que ia comprar cigarros e não voltou mais. os côcos, ele batia cinco vezes no ferro até eles se partirem, e no calorzão de meio dia matei minha sede e minha fome. ele tava doidão nesse dia quebrando côcos ao meio dia, só que era só pra mim. mas a vida é ilusão.
Lurdete. e o que tu fez?
Soraia. Vi ele indo embora e me escorei no ferro. se a gente fica parada olhando pro sol e pensando, a gente não batalha e morre de fome. esse lado aqui do peito empedrou, e eu tenho um curumin me esperando lá em casa.
os olhos do homem do bombom em cada biquinho do peitinho. que nem pipira, o nojento.
Soraia. espia, Lurdete! só que esse lado aqui empedrou e agora o leite sai amargo que nem a vida. as vezes somos arrastadas pra boca da morte que nem sentimos. é só o vento batendo.
Lurdete. já não penso tanto na morte, mas no EXU que lambe as nossas feridas vivas.
Soraia. XÔ, CHÔ, EXU, XÔ! se a gente dá muito mole, hoje ou amanhã ele vai querer o nosso encontro com satanás. foi o pastor que disse.
Lurdete. Margozinha botou aerosol na comida do marido. o que batia nela, sabia?
Soraia. não há esperança na vida pra uma desgraçada dessas. o homem era o esteio. sozinha não se cria. dou o meu cu. Francinaldo, por exemplo, me mói o corpo quase todo santo dia, mas estou ficando velha e não burra. sozinha como é que vou dá conta da vida?
Lurdete. e Marcolino, menina? o dos côcos?
Soraia. tu jura, maninha? ah, esse se foi pra nunca mais...

2 comentários:

  1. Este conto tem mais o que contar. Talvez possa ser extendido, como o Sindicato dos Inválidos.

    ResponderExcluir
  2. a porposta dele é essa mesma. é um conto curto. não tem como estendê-lo. se eu estender, posso comprometer a essencia do mesmo.
    abraços!!!

    ResponderExcluir