quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CRÔNICAS DA VIDA MUNDANA

Os livretos “O Rábula” e o “Avião” (contos) de autoria independente do professor Fábio Marcellus, são duas breves obras interessantes a serem lidas. AA primeira, narra a história da personagem Maria – recém chegada do interior à Manaus onde se vê vitima de um roubo ocorrido na embarcação em que veio, e com o auxílio de um rábula (falso advogado), tenta solucionar o problema.
Aqui o autor não revela só a esperteza dos que arquitetaram o plano de roubo na embarcação, mas também a mesquinhez da própria vítima que passa a se beneficiar do ocorrido com a ajuda do advogado.
O caboco aqui não é mais colocado como o coitadinho, a vitimazinha roubada ou enganada na cidade grande, mas como o vilão protagonizador da vida mundana.
O Rábula é certamente um conto que prende e que nos faz pensar.

“O Avião”, é um outro conto que vale conferir pela sua trama realista e imagética, sua linguagem forte e arrojada, e também pelo fio condutor que nos transporta do início da estória até seu desfecho surpreendente. Ingredientes que ao me ver, são necessários a um bom conto.
Drico é o anti herói da trama (avião esperto e malandro) que para sobreviver e se sobrepor aos mais fortes, passa a traficar no bairro Brasileia, mas que bem lá no fundo, ainda sonha com mudanças em sua vida.
Para quem aprecia uma história bem contada sobre tráficos, bandidagem – dentro de um olhar antropologicamente bem apurado e humanista, esta obra é uma pedida.
Fábio Marcellus marca bem sua estreia, nos contando histórias de cunho realista e social. Portanto, se toparem pelos bares do centro da cidade com o este autor divulgando esses dois livretos de cunho alternativo, não hesitem em comprar. Vale a pena ler!

Márcio Santana

Manaus, 29 de setembro de 20011

Nenhum comentário:

Postar um comentário