quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

MINHA PRIMEIRA TATUAGE M


Enquanto não penso em um novo conto para postar aqui, gostaria de partilhar uma experiencia boba com voces.
Só agora, aos trinta e poucos anos, depois da morte de minha mãe, é que decidi usar uma tatuagem. Sempre fui louco por tatuagens, e sentia imensa inveja quando eu via amigas ou amigos meus, tatuados. Só que nunca pude usar por respeito aos meus pais – mas precisamente por minha mãe que nunca aprovou a idéia. “Coisa de vagabundo, meu filho!” Era o que ela alegava, e eu, é claro, acatava por respeito a ela. Mesmo depois de estar trabalhando, de ter assumido de certa maneira minha independência financeira, nunca pude usar, sequer mencionar a idéia de vir um dia usar uma tatuagem. Era o mesmo que dizer a ela que um dia possuiria uma moto. Era o mesmo que matá-la por dentro. E vê-la sofrer, era tudo que eu menos queria. Por isso, respeitei a sua decisão, até este ano, quando ela veio a falecer em 22 de setembro. Não vou mentir que me sinto hoje, depois de seu desaparecimento, absolutamente feliz e livre. Embora saiba que nunca se é feliz quando se perde alguém que se ama profundamente. Tampouco se é livre, pois que liberdade, segundo o filósofo Sartre, não existe. Mas me permito realizar conscientemente, as coisas que sempre quis fazer. Como por exemplo, usar finalmente uma tatuagem. E foi isso que fiz, além de assumir meu lado feminino. A moto, ainda não sei, quem sabe um dia...
A sensação provocada pelas agulhinhas mergulhando na tua carne, é uma sensação gostosa, embora dolorida. Uma dorzinha que se prolongou por meia hora, o tempo que durou o trabalho. Nesse intervalo, para me distrair e esquecer um pouco a dorzinha incômoda, tentei conversar com o tatuador, um moreno bem simpático, porém, fechado e econômico nas palavras. O que tornou nossa conversa um tanto trivial, monologada, mas que de certa maneira, ajudou o tempo passar rápido e superar as dorzinhas inconvenientes da agulha. Finalmente olhei no espelho e vi em minhas costas, a figura de uma linda borboleta sobrevoando a inicial do meu nome “M”. Foi o Desenho que escolhi. Nada chamativo, monumental, mas algo bem discreto e sensível, como esse rapaz o é.
Saí do estúdio saltitante e feliz, debaixo de uma chuvinha fina e alegre de dezembro Tornara-me uma criança tola que acabara de ganhar um doce ou um brinquedo novo. Mas era uma tatuagem que eu havia finalmente decidido usar: minha primeira tatuagem. Uma experiência nova que estou certa que nunca vou esquecer...

3 comentários:

  1. não é bem o estilo de tatuagem que eu curto, mas fico feliz por você ter gostado. também tenho vontade de fazer uma, mas me sobra preguiça e um pouco de medo de fazer.

    engraçado como as mães sempre têm esses medos sem sentido, como se uma tatuagem ou uma moto pudessem fazer mais mal a um filho do que muitas das maluquices que elas fazem ao longo de nossas vidas. acho que as mulheres são doidas mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Diria que são maravilhosas, mas que as vezes também se equivocam...

    ResponderExcluir
  3. Preciso cobrir a serpente tatuada nas minhas costas.

    ResponderExcluir